Carcinoma Espinocelular da Pele: Entendendo, Prevenindo e Tratando Lesões Cutâneas

Pessoas com uma exposição prolongada ao sol ao longo da vida possuem mais risco de desenvolver o Carcinoma Espinocelular, assim como outros tipos de Câncer de Pele. Entender o que é, como tratar e como prevenir é fundamental para a sua saúde.

O Que é o Carcinoma Espinocelular?

O Carcinoma Espinocelular é originado em células chamadas queratinócitos da epiderme, a camada mais externa da pele. Ele é frequentemente resultado da exposição por muitos anos aos raios ultravioleta do sol, o que pode levar ao desenvolvimento de lesões cutâneas. Considerado mais agressivo que o Carcinoma Basocelular, a detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

Outros nomes do Carcinoma Espinocelular

O Carcinoma Espinocelular também é chamado de Carcinoma de células escamosas, Carcinoma Escamocelular, Carcinoma epidermoide e também é conhecido simplesmente pela sigla CEC. Todos esses nomes tem o mesmo significado.

Reconhecendo os Primeiros Sinais

Inicialmente o Carcinoma Espinocelular pode ser caracterizado por uma crosta, chamada popularmente de casquinha, que a pessoa pode tirar de propósito ou mesmo involuntariamente. Em geral, após algum tempo, a crosta pode voltar e uma área avermelhada em torno pode surgir. Em alguns casos, no mesmo local pode surgir uma ferida que não cicatriza ou mesmo um nódulo, que pode crescer em pouco tempo. Uma descrição técnica da lesão primária para estudantes de medicina pode ser encontrada aqui(cap 1). Em qualquer desses casos, a avaliação de um especialista é recomendada.

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação criteriosa de um especialista em câncer de pele pode ser suficiente para o diagnóstico, mas pode ser necessária uma biópsia com exame anatomopatológico. A biópsia é um procedimento simples que pode ser realizada na própria Clínica com anestesia local. Um pequeno fragmento da lesão é retirado e enviado para exame anatomopatológico que costuma demorar alguns dias. Algumas vezes é necessário um ou dois pontos de sutura após essa retirada.

Qual é o tratamento do Carcinoma Espinocelular da Pele?

O tratamento com maior eficácia é a retirada cirúrgica da lesão com margens de segurança. Para maior sucesso do tratamento, a avaliação das margens em tempo real no momento da cirurgia é indicada. Esse procedimento se chama exame de congelação, em que a lesão retirada é examinada imediatamente por um médico patologista.

Na Clínica Oliveira Santos, onde atua Dr André Bandiera, é possível realizar o exame de congelação para controle intraoperatório das margens cirúrgicas.

Prevenção do Carcinoma Espinocelular da Pele

Prevenir é sempre melhor do que tratar. Essas são algumas medidas recomendadas:

1. Evitar o sol de modo desprotegido em horários entre as 10:00 e 16:00

2. Usar protetor solar com fator superior a 30

3. Usar roupas com fator de proteção

4. Procurar sombras durante as horas de maior incidência solar

Isso pode fazer a diferença a longo prazo. Vale não só para o Carcinoma Espinocelular mas para todos os tipos de Câncer de Pele.

Carcinoma Espinocelular da Pele

Avanços no Tratamento

A medicina evolui constantemente e novas tecnologias e medicamentos fazem parte do arsenal de tratamento do Carcinoma Espinocelular. A Cirurgia Micrográfica de Mohs é a técnica cirúrgica de se tratar Carcinoma Espinocelular que avalia as margens de segurança de modo mais completo. A avaliação da indicação do procedimento deve ser feita por especialista.

O medicamento Cemiplimabe está indicado em casos de Carcinoma Espinocelular nos casos em que outros tratamentos como cirurgia e radioterapia não estão indicados. Sua indicação é bastante criteriosa e também deve ser feita após ampla discussão entre o médico especialista em câncer de pele e o paciente.

Agende sua avaliação

Se você notou alterações na sua pele, teve o diagnóstico de Carcinoma Espinocelular ou deseja fazer uma avaliação preventiva, estamos aqui para ajudar.
Não deixe o tempo passar. Proteja e cuide da sua pele hoje para um amanhã mais saudável. Entre em contato conosco para agendar sua consulta e dar o primeiro passo na direção certa. Sua pele agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *